2007/01/16

 
TAJ MAHAL PALACE...

Pelo que li nos blogues, a entrevista concedida à SIC em Mumbai (ex-Bombaim),
pelo PR, Anibal Cavaco Silva, nos aposentos do Taj Mahal Palace, desagradou a todos.
Pela intimidade, pelo tom informal, descontraído e familiar. Efectivamente, esta cena
era mais aceitável e desculpável a Mário Soares. Falta saber se a SIC, ao solicitar esta
entrevista, estava a pensar transmiti-la no horário nobre ou num dos programas da
SIC-Notícias...O jogo de futebol noutro canal, terá levado à mudança de programação.
Todavia, a entrevista só pode parecer estranha, devido à novidade. Os portugueses,
uma maioria, ainda tem uma imagem negativa de Cavaco Silva. Sempre viram nele
um "cara de pau", um homem que nunca sorria, uma pessoa tensa e pouco dada à
"cavaqueira"... Tivemos na PR gente de verbo fácil, que governava como se fosse o
Rei Sol, e o povo gostava disso... Mas os tempos não correm de feição para a conversa
fácil. O tempo urge e requere conversa para resolução dos problemas. Não é apenas
conversa. E o actual Presidente, mesmo mantendo a sobriedade nas palavras, está
mais dúctil, mais afável, junto dos portugueses. É a mudança do tempo e do PR.

Depois da expeculação com o barril do petróleo, vem agora a expeculação
com o preço do milho, a atingir os 4,165 dólares o alqueire na Bolsa Mercantile
de Chicago, o preço mais alto dos últimos 29 anos... Qual a razão? Porque está
a ser utilizado para fabricar etanol, levando a procura a subir os preços em mais
de 86 por cento, só em 2006. Não tarda, sobe o preço das pizzas e das pipocas...


O DISCURSO...

Os tempos mudaram, os problemas mantêm-se, e, por isso, o país tinha
necessidade de ter na Presidência da República uma pessoa competente, mas
com um "discurso" diferente do dos anteriores Presidentes. Esta viagem de Cavaco
Silva à Índia, mostra que esse "discurso" mudou, e a sua influência começa a ter
efeitos práticos e eficazes na vida pública portuguesa, sobretudo nas empresas e nos
gestores industriais, que finalmente compreenderam a necessidade do país mudar
de rumo. Hoje os empresários começam a ver que o sucesso, não depende apenas
da mão-de-obra barata, mas sim da inovação e da qualidade... Veja-se o caso da
empresa de calçado Aerosoles. Mudou de rumo, entrou no jogo da globalização, e
hoje tem duas fábricas na Índia a produzir para os EUA. Parte da produção é feita
em Portugal. Outro tanto está a acontecer com os texteis. Estamos a produzir
artigos com "alta qualidade", e os produtos vendem-se bem... O produto barato
e de média qualidade, é importado da China. Nós fabricamos com "qualidade"
para exportarmos para mercados ricos e exigentes. A mudança começa a estar
assumida, e as exportações estão a subir. Uma consequência do novo "discurso"de
Belém, mas tambem, e sobretudo, da visão do primeiro-ministro José Sócrates.

Há dias quase houve uma revolução num dos distritos da capital
mexicana, por causa do aumento de 20 por cento, em apenas uma
semana, no preço das tortillas... Tudo porque a matéria prima, o
milho importado dos States, tem aumentado de mes para mes...





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]