2006/01/09

 
Hoje não comprei o Público. À segunda-feira é mais caro, só porque nos
embrulham uma revista infantil, que apelidam de "Economia". Para mim não
tem utilidade, pois de economia nada me diz, apenas tem páginas de publicidade
e gadgets a apelar ao consumo. Por isso, hoje comprei o DN, da Olivedesportos...
Tem duas vantagens sobre o Público: é todo a côres, e tem um quadro de analistas
e colaboradores melhor que o jornal de JMF. No Público, restam apenas o abrupto
JPP, o EPC e o Vasco. Quanto a suplementos de economia, nada. Apenas umas
páginas diárias com as cotações e pouca informação. Por este andar, o Público vai
perder leitores. Está a perder para o Grupo da Olivedesportos. Vamos esperar.

O DN apareceu hoje com uma nova grafia, informação substancial, e um caderno
de Economia que vale bem o preço do jornal. Tem côr, aumentou para 85 cents.,
uma paginação menos pesada, talvez até menos cuidada, com poucos filetes para
separar colunas e dividir textos, mas tem um quadro de colaboradores superior
ao do Público, de direita, esquerda e independentes. Claro que tem o ecuménico
João César das Neves e o incrível Luis Delgado. Este, a meu ver, até perde brilho,
pois deixou de ter filete à volta da sua coluna... Eu explico com mais pormenor:
o Luis Delgado (LD), escrevia uma coluna com o título "Linhas Direitas" (LD);
estão a ver o pormenor, a graça e a subtileza: LD = a Linhas Direitas. A partir de
hoje, o escriba está na página de Opinião, simplesmente. Mas isso deve ser porque
o cronista virou de tema, passando a assinar, agora, Luis Delgado (das Regras) .
Vejamos como LD se justificou ao tomar este novo posicionamento na escrita:
"Primeira Regra: tenho a sensação, concreta e definida, de que este espaço dará
uma acrescida dor de cabeça à Direcção, aos editores e ao provedor".
"Segunda Regra: tenho a certeza, de que ninguem está enganado sobre aquilo
que penso e defendo":
"Terceira Regra: tenho a mania, compulsiva, obstinada e irritante, de gostar de
coisas com a mesma intensidade; sempre me dividi entre paixões de estimação
e ódios de consumição".
Quarta Regra: escrevo na convicção de que este espaço nunca será santuário
de de objectividade e isenção. Era só o que faltava". (!!!)
Quinta Regra: tenho a preocupação de escrever com bom senso, equilíbrio e
sentido de justiça, mas nem sempre atinjo essas virtudes"... "Afinal, sempre
terá sido por isso que esta Direcção decidiu manter-me como colunista do DN".

Tá visto: no novo DN, quem faz as regras, é o Luis Delgado (das Regras).
Como é possivel lermos tanta jactância, tanta banalidade, tanto narcisismo!
A Direcção do DN vai-se arrepender e irritar por não ter tido a coragem de
dispensar o "homem das regras", que, intitulando-se de colunista, escreve agora
em oitavos de coluna, sem filete nem outros adornos. E nós, os leitores do DN,
vamos aturar as "paixões e os ódios" do escriba Manuel Delgado (das Regras).

Os "aussis"(nick-name para australianos), continuam preocupados com
o racismo que tem causado tumultos nalgumas praias do sul da Austrália.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]