2005/12/15

 
MEA CULPA...

No meu post de ontem, onde referi o nome de Manuel Alegre, a propósito de
uma visita que este tinha efectuado ao Instituto Superior de Estudos Militares,
escrevi que o candidato "nem sequer tinha cumprido a missão de combatente,
preferindo fugir à guerra", e, por isso, estranhava o desejo de Manuel Alegre vir
a ser comandante-chefe das FA, sendo ele um "desertor"... Ora a verdade é que
Manuel Alegre não desertou da guerra, antes foi preso pela Pide, que o recambiou
para Lisboa, para ser julgado pelos tribunais do fascismo
. No entanto, antes que
isso acontecesse, Manuel Alegre conseguiu fugir para fora do país. Esta é a verdade
histórica, segundo conta o João Tunes, em quem eu confio inteiramente, sobretudo
no que respeita a factos da nossa guerra colonial. Faço mea culpa por ter caluniado
Manuel Alegre, ao chamar-lhe desertor... E peço desculpa a quem me lê, por esta
minha falta de rigôr histórico. Ainda bem que há sempre alguem disponível para
denunciar estes atropelos à memória. Eu sabia, sempre tinha ouvido dizer que MA
tinha largado as armas e ido para o estrangeiro, para lutar contra o regime...
Eu estava errado. Peço desculpa a todos. E aceito o raspanete dado pelo João.


Finalmente o incêndio de carburantes em Hemel Hempstead, perto
de Londres, foi dominado. Mais uma vez ficou demonstrada a falta de
preparação e de meios para combater os acidentes ambientais de larga
escala, a que todos os países estão sujeitos nos tempos que correm.



Cena idílica junto de um lago perto da cidade de Poti, Geórgia (Cáucaso).





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]