2005/11/21

 
Os meios de comunicação andam entretidos com as declarações dos candidatos
à Presidência da República, como se o dia das eleições fosse no próximo domingo,
mas para tal ainda falta cerca de dois meses. Entretanto outros acontecimentos de
grande relevo acabam por ser relegados para segundo plano, por critérios editorias
que não se compreendem, para dar aso à especulação e à retórica que envolve os
cinco principais candidatos. Isto sem falar nos candidatos outsiders, que são em
número de nove... Temos, até agora, 14 candidatos à PR. Vamos ter muito ruído.

Neve na Floresta da Turíngia, perto de Oberhof, Alemanha.

Este fim-de-semana foi marcado por duas boas notícias: a primeira refere-se
à linha de TGV Lisboa-Madrid que irá servir para transporte de passageiros e de
mercadorias; a segunda diz respeito à criação do Instituto Ibérico de Investigação
e Desenvolvimento, a instalar em Braga e que será dirigido por José Rivas Reys,
catedrático em Electromagnetismo e director do Departamento de Física Aplicada
da Universidade de Santiago de Compostela. A primeira notícia mostra que afinal
o bom senso prevaleceu, tendo o Governo optado pelas duas vias de exploração
do TGV, o transporte de mercadorias e o de passageiros. A segunda notícia pode
significar o início da "integração ibérica" no sector económico, na investigação, em
projectos inovadores capazes de gerar vantagens competitivas à escala europeia.
Portugal não tem escala para competir ao nível da globalização. O nosso país tem
muito a ganhar se conseguir desenvolver projectos em parceria ou integrados com
a economia espanhola. Estou certo de que o futuro da Península Ibérica, será a
integração da sua economia. A criação do IIID em Braga, pode ser o início dessa
integração. Ali vão trabalhar 200 investigadores portugueses, espanhois, e outros
países. Da nanotecnologia à biotecnologia, à biomedicina, à gestão de riscos e de
energia, haverá bastantes projectos que irão ser concretizados em parceria entre
empresas espanholas e portuguesas. Não se espera que o IIID seja uma cópia do
MIT-Massachussets Institute of Tecnology, mas pode vir a ser relevante a nível
europeu. Braga vai crescer, e todo o Minho, mas ainda falta concretizar a instalação
da COBRA-Computadores do Brasil e o projecto galaico-português sobre inovação
e tecnologia automóvel, de que não se tem ouvido falar nos últimos tempos.

O grande timoneiro dos ciclistas... Durante a sua estadia em Pequim,
George Bush, acompanhado por dois guarda-costas e um grupo de amigos
chineses, mostrou como sabe pedalar em bicicleta de montanha. "Boa pista!--
disse ele-- Melhor do que a de Crawford" (o Rancho de GB). Em 1975, quando
seu pai trabalhava na Embaixada Americana em Pequim, Bush percorreu
Pequim em bicicleta, meio de transporte dos chineses, naquele tempo. Desta
vez lamentou não poder fazer o mesmo. O trânsito automóvel em Pequim é
caótico. "Não há dúvida, Pequim é uma grande metrópole"--disse George Bush.


RECTIFICAÇÃO:

Recebi um e-mail enviado por Luis Lavoura, a constestar o nome desta igreja.
Eu havia referido que era a "Igreja de Nossa Senhora"-- traduzido de Our Lady
Church-- mas Luis Lavoura diz que se trata de "Frauenkirche" -- Igreja das
Mulheres, em alemão. Aqui fica a ressalva. Luis Lavoura visitou, a seu tempo,
as ruinas e foi informado do nome da igreja. A foto é de 13/09/1957, doze anos
após a cidade de Dresden ter sido bombardeada pelos Aliados. Não admira
que, nesse intervalo, crescesse erva no local para os carneiros andarem a pastar.

Imagem da Igreja das Mulheres, em Dresden, após ter sido reconstruida
e inaugurada em 30 de Outubro de 2005. A cidade foi reconstruida mais cedo.





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