2005/10/27

 
O João Tunes acusa-me de "praticar terrorismo verbal", por eu ter referido
aqui, ontem, que Mário Soares está "decrépito, confuso, amnésico e deslocado da
realidade actual". O João teve a brilhante ideia de comprar uma embalagem com
fatias de toucinho, daquelas que são embaladas no vácuo, para servir de adereço
e intróito ao seu post, onde vem lembrar-me que, aquilo que eu disse sobre Mário
Soares não se diz, já que nem Maomé disse tanto sobre o toucinho... Mas eu disse
mais, apresentei cinco casos onde Mário Soares perdeu a sua auréola de "animal
político", ao não responder cabalmente às perguntas dos jornalistas na noite em
que se apresentou como candidato a Belém. E foram aqueles cinco lapsos políticos
que me levaram a caracterizar o candidato. O João ficou tão "estarrecido" com o
que escrevi, que acabou por não ler o restante texto do meu post. E pede-me para
eu não "desvairar" nem "perder a compostura" e o "respeito por um político a
quem a democracia portuguesa muito deve"... Mas é por esta razão que me custa,
e desgosta, ver o "velho leão" de regresso à arena, para disputar um combate
que vai perder, sem glória nem proveito para ninguem... Nem para a História.

Numa passagem rápida pelos blogues que me acompanham, para saber como
vai a "pré-campanha", deparei-me com algumas perpelexidades. O Besugo, que
tambem está a embalar para terçar armas a favor do seu candidato, escreve por
metáforas e encaminha-nos para o Dragoscópio. Ao entrar na caverna do dragão,
alegro-me com o sentido de humor do fumarolas: "gostava de ver um outdoor
com a Joana Amaral Dias em cinto-de-ligas, uma cat-woman"... Regresso ao
Blogamemucho e leio o Besugo a protestar contra as minudências postadas por
algum blasfemo sobre a proibição de venda de aves, acrescentando o Besugo
umas perguntas para que o texto tenha sentido ou fique ainda mais desintegrado
de compreensão... "-O Jardim Zoológico vai fechar?". "-A proibição do Lago dos
Cisnes será um acto de censura?" -- acrescenta o Besugo. (De facto, lemos alguns
"animadores" de audiências blosgosféricas, que apenas "questionam" para
entreter os "visitantes", e aumentarem o número de ligações ao seu blogue).

Numa passagem pelo Tugir, o post 1483 do Luis Tito, deixa-me intrigado.
"O cúmulo do humor de mau gosto" -- é o título do post. "Se não tivesse lido,
não acreditava" -- desabafa o Luis Tito. Não resisti e cliquei para seguir a pista
indicada: Super-Mário... ou Mário-Super?... Duas linhas apenas. Para escrever
sobre "equidade". Os Super-Marios terão sido acusados de só falarem sobre o
candidato Cavaco Silva, e vai daí recomendam -- a quem enfiar a carapuça --
o sítio da SPA... Encaminham-nos para a Sociedade de Autores Portugueses.
E mais não dizem, nem explicam por que razão. Ainda a procissão vai no adro,
diz o João Tunes. É por esta razão, que eu não tenciono entrar em polémicas
sobre os candidatos presidenciais. Farei a minha análise, o meu comentário.
Mas ficarei por aqui... Do outro lado, já estão a rir de contentes, tanto mais que,
à esquerda, se confrontam quatro candidatos. O Governo vai ser beliscado...

O João Tunes é um polemista brilhante. É a minha opinião, e é tambem um
elogio... não se trata de pôr uma etiqueta, muito menos de um labeu. O João
Tunes escreve muito bem, tem uma memória e um saber enciclopédicos...
Gosta de opinar, de contraditar, de ouvir o adversário. Temos, na literatura
portuguesa, grandes polemistas, brilhantes escritores que sempre praticaram
a arte de polemizar. Quem me dera a mim poder faze-lo, como o João Tunes,
a quem o David do blogue Pensatempos agradece o seu "web-emprego".

NOTA: O Ágape a quatro, acabou por ser na Ericeira, onde o "Mar à Vista"
continua a ser referência para marisco fresco. Pena é que o espaço seja tão
reduzido, para poder modernizar-se e ter umas instalações que correspondam
à diversidade de marisco servido, e aos preços praticados, que não se discutem.
Quanto ao Mercedes LM 230, é uma viatura soberba. O tablier parece o cockpit
de um avião. Ora, não há como a navegação por satélite... O GPS vai mostrando
estradas, rotundas, cruzamentos... É a condução do futuro... Muita segurança.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]