2005/05/23

 
Depois do alarido que ontem estremeceu o país inteiro, por causa de um empate
com que o "glorioso" ganhou o título de campeão, esperemos que a produtividade
nacional aumente, que o desempregue baixe e que a economia nacional se afirme.
Isto continua a ser um país de "futebol e Fátima" -- como dantes -- mas agora sem
"fado", que foi substituido pelas consolas japonesas e pelas sequelas das StarsWars.
Continuamos a ser um país de desequilíbrios. Uma parte da população acredita em
milagres, outra parte vive enebriada com as vitórias nos relvados, e a maioria dos
jovens, em vez de estudarem e aprenderam a ser "empreendedores" e criativos,
entretêm-se com os jogos de consola e com a indústria cinematográfica americana.
Por este país, poucos querem fazer alguma coisa. Fomos habituados a esperar pelo
que vem de fora, pelo que produzem os outros, e por cá vamos ruminando pipocas
nos cinemas e aplaudindo a cultura norte-americana, como a saga das StarWars...

Depois do dia 13, não foi registado nenhum milagre, e com o empate ganhador
do "glorioso", tambem não é de esperar melhorias na produtividade económica do
país. Quanto aos sonhos guerreiros, vendidos pela indústria americana de cinema
e pelas consolas nipónicas, apenas se espera um maior agravamento da balança
comercial. Entre os que acreditam em milagres e os que deliram com a taça na mão,
prefiro zurzir nos consumidores de consolas, nos harrypotianos e nos produtores
de fitas em computador. As consolas, com os seus jogos, não passam de analgésicos
para mentes limitadas; os harrypotianos, idem (quem agradece é sua majestade:
depois da mina dos Beatles, tem agora o Harry Poter); os produtores de cinema,
deixaram de o ser, ao transformarem uma Arte em imagens virtuais, sem história
nem emoção, sem interpretes humanos que eram quem mais valorizava os filmes.
Está tudo desvirtuado, por causa do dinheiro (o novo deus), do lucro, da ganância,
da soberba. Entretanto, os sonhadores, pagam para ver guerras virtuais...

As cadeias multinacionais de hipermercados, aproveitam a maré de
publicidade gratuita, feita pelos "media" na promoção das "StarWars", para
apanharem o combóio dos lucros, criando os hipermercados "StoreWars" .

(Via Paulo Pereira, incansável animador do Fórum Social Português).





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]