2005/03/31

 
No meu post anterior, sobre a refundação da direita, referi o facto de haver na
blogosfera cada vez mais blogues de direita. Citei alguns, os que me pareceram ser
mais relevantes, entre eles A Biblioteca de Babel. E não é que o Paulo Salvador saiu
a terreiro, acusando-me de "intolerante"! E tudo isto, por eu ter afirmado que a
direita liberal não tem uma ideologia... Não é razão para me acusar de intolerante.
Mas Paulo Salvador utiliza o meu argumento, para atacar toda esquerda: "Eles
querem ajudar os pobrezinhos e nós os ricos". [...] "Isto não tem resposta, não vale
a pena discutir". [...] "Eles têm que primeiro admitir que ambos [esquerda/direita]
queremos uma sociedade próspera e rica." -- conclui Paulo Salvador a finalizar.
Estou de acordo com a sentença do Paulo, mas quero acrescentar-lhe a minha
ideologia de esquerda: a sociedade deve cuidar dos inválidos, dos deficientes e dos
velhos, proporcionando-lhes meios de sobrevivência e um modo de vida digna do
ser humano. Não sendo assim, para que andamos todos a produzir, a competir, a
enriquecer, a viver em estado de soberba, amealhando riqueza?!.. Para que fim?
Para levarmos para debaixo da terra, quando morrermos? O mundo tem recursos
suficientes para todos vivermos com dignidade. Cumpre aos mais aptos ajudarem
os menos favorecidos; se assim não fôr, para que queremos o Estado?
O Paulo Salvador tem um "blogue liberal, [que] defende o liberalismo económico,
a economia de mercado, a globalização, o modelo americano, os Estados Unidos da
América, Israel, Hayec... Simão Sabrosa e José Mourinho". O Abrangente não tem
que mencionar nenhum desses "estandartes", pela simples razão de que não tem
"inimigos", ainda que sejam ideológicos. Para mim, retirando meia dúzia de casos,
que me irritam pela sua insensibilidade, assumo tudo e todos como "seres humanos",
que nasceram nús e vão morrer sem levar fortuna -- tal como a mim acontecerá.
Mais uma vez chamo a atenção de todos para o crescimento da direita na blogosfera.
É um sinal de mudança. Venham mais, da direita e da esquerda, para estimular o
debate. Só isso. Não se trata de sermos inimigos, mas sim adversários, e tolerantes.


Tropas vietnamitas em parada, no XXX aniversário da tomada de Danang,
base aérea dos EUA, que haveria de levar à libertação de Saigão, e à capitulação
dos Estados Unidos, seguida da unificação do dois Vietnames, do norte e do sul.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]