2003/11/24

 
Ontem, escrevi neste blogue, sobre os nossos intelectuais.
Hoje, no "Público", Eduardo Prado Coelho, regressado do Rio de Janeiro,
vem perguntar: "Ainda precisamos de intelectuais?". Eu, penso que sim.

Entre a carta aberta --refiro-me ao "Público-- de Helena Carvalho Buescu,
dirigida ao ministro da Educação sobre os "Manuais big Brother", a "Crise
nacional" de Mário Pinto, e "A reforma da justiça" de Luis Salgado Matos,
opto por "Propinas, uma vergonha!" de Jorge Queiroz, e "Não pagamos!!!"
de M Fátima Bonifácio -- ambos a desancar nos estudantes do cadeado.
Contudo, não posso deixar de aplaudir a coragem e o desassombro do
jovem Bruno Carapinha que, ao lado de Fátima Bonifácio e Jorge Queiroz,
escreve uma "Carta à Direita do meu país", onde deixa transparecer que,
o valor das propinas para o ensino público, vem favorecer, ainda mais,
a proliferação das Universidades privadas.

Perante tamanha discussão, abstenho-me de fazer mais comentários sobre
o assunto. Mas quedo-me confuso, assustado mesmo, ao chegar à página
13 do "Público", onde aparece a diabólica imagem de Alberto João Jardim
(ele que me perdôe, o terror que me causa), autoritário, de bocarra aberta,
mão estendida, dedo em riste, apontando para nós, como se fosse algum
"gauleiter", senhor de um vasto e poderoso Império, onde as pessoas não
podem contestar a sua palavra, nem ousar dizer que alguma coisa vai mal.
(Be quiet!, como dizem os texanos; Caluda!, como dizem os madeirenses)


Ora aqui está um povo saudável, sem necessidade de ir para as listas de
espera dos hospitais! Um grupo de 14.603 entusiastas do Tai Chi, conseguiu
um record mundial de presenças numa demonstração daquela arte marcial
realizada em Taipé, Taiwan, China. Uma ideia que o nosso Governo devia
aproveitar para fomentar o exercício físico e tornar o povo mais saudável.


O povo da Geórgia, ao sul da Techtchénia, festeja a saída de Chevardnadze
que, aconselhado por Moscovo, deixou Tbilissi para não ter o mesmo fim de
Niculeau Ceauzescu na Roménia ou de Milosevic na Sérvia.







<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]