2003/10/21

 
A vida deve ser vivida conforme aos nossos desejos, mas tambem em
harmonia com as normais sociais do mundo em que vivemos. Se assim
não procedermos, poderá acontecer aos outros o que aconteceu a mim.
Tinha um almoço "aprazado" para sexta-feira passada, mas como tenho
vivido com a ideia de que o tempo é para correr, esqueci-me do dia da
semana em que estava; só no domingo me lembrei, ao comprar o jornal,
de que já havia passado a data do tal almoço. Que vergonha! Os amigos
a contarem comigo, no Peralta, e eu a caminho de Mafra. O Armando (da
Pontinha), o Sanches (do Castelo), o Fernando (do Cartaxo) e a Genas
(das Lezírias), todos a contar comigo... Desculpem-me, todos vocês.
Em troca deixo-vos este mal-me-quer:


Amanhã temos o Bill Clinton em Lisboa que, após ser recebido por Jorge
Sampaio, segue para o Carlton Palace Hotel, na Lapa, onde almoça com
a "nata" portuguesa, para depois falarem sobre "Os novos desafios da
globalização". É uma visita de alguem que ainda conta na cena mundial,
e tem a vantagem de nos lembrar que, a América, não é apenas a imagem
de George Bush. Os EUA tambem têm gente culta, tolerante e disposta
a colaborar com as demais nações. Bush neste momento anda lá pelos
países asiáticos, falando de terrorismo e pedindo dinheiro e militares
para o Iraque. Nos States, a oposição democrática já prepara a desforra.


Quando se fala dos EUA, pensa-se logo em petróleo. Mas no caso de Bill
Clinton, a conversa terá outros temas que se prendem mais com as regras
do comércio, da Organização Mundial de Comércio -- a OMC já conta com
dois insucessos, as duas últimas reuniões foram um falanço total. Porque
os pobres não querem baixar as barreiras alfandegárias, só para darem
entrada aos produtos manufacturados pelos países mais desenvolvidos.
Querem mais, querem abertura dos mercados aos seus produtos agrícolas.

Depois do Orçamento de Manuela Ferreira Leite, amanhã temos Bagão
Félix, o ministro da Segurança Social, para apresentar o Orçamento do seu
ministério. Até parece que este país é uma nação de muitos e variados
benefícios dados pelo estado, mas não é, no entanto é um ministério que
tem a ver com a solidariedade social, e, ainda que o orçamento pouco tenha
para dar, o povo sempre gosta de saber como vai ser... Vamos ver.






<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]