2003/09/15

 
TERRORISMO VERBAL

"Humilha o teu melhor amigo em público" - é esta a mensagem para os jovens, passada pela Nokia, para vender a N.GAGE, uma consola de jogos sem fios.
"Bate os adversários e ganha brutos prémios". "Se fores bom, vais enfrentar os melhores e mostrar quem é que manda", remata o anúncio de página inteira.

Lamento que esta empresa europeia -- líder mundial de telemóveis -- tenha enveredado por esta forma de fazer publicidade, ainda para mais dirigida aos consumidores jovens.
"Humilhar", é uma acção violentíssima, destruidora de amizades, geradora de ódio
e raiva. Será que os gestores da Nokia não se apercebem da carga negativa, imoral
e destruidora que está implicita na mensagem que dirigem aos seus consumidores?
Por este andar, se não houver bom-senso, qualquer dia o "mercado" passa a aliciar as crianças, com ideias e mensagens totalmente contrárias ao espírito de solidariedade e respeito pela pessoa humana. Da Nokia, era de esperar uma mensagem diferente, pedagógica.

Será que o Consumidor não tem uma palavra a dizer, sobre este tema? E as Igrejas, que falam de tolerância estre os homens, tambem devem dizer o que pensam sobre esta forma de terrorismo verbal! E o Estado, através do ministério da Educação, cala-se e faz vista larga, deixando o "mercado" cultivar nas crianças os instintos mais básicos de violência, ódio e terror? Publicidade como esta, diz o contrário daquilo que os pais dizem aos seus filhos; induz a violência, quando os pais e as religiões, defendem a paz e a harmonia entre todos.

O terrorismo que destroi pessoas e bens, não é apenas o que se traduz na
explosão de bombas, é tambem aquele que "humilha", esmaga, destroi o ego e a auto-estima das pessoas. O terrorismo verbal, em famílias, grupos de pessoas, nas escolas, nas igrejas, nos locais de trabalho, nas televisões, nos jornais, na publicidade -- é uma
forma de violência que deve ser evitada, cerceada, banida. O terrorismo verbal leva á crispação, ao descontrolo das emoções, ao desequilíbrio do corpo e da harmonia psico-somática do indivíduo. O mundo -- as pessoas -- precisam de calma, serenidade, paz.

Não aceitemos o que alguem nos quer vender, com base nas sementes de violência.






<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]