2003/09/09

 
QUEDA DE PONTES, QUEDA DE PRESTÍGIO

"Durante muitos anos a engenharia portuguesa -- e em especial a engenharia de
pontes -- era motivo de orgulho. Para além de nomes como Edgar Cardoso, o país
possuia um laboratório de investigação de renome internacional -- o LNEC -- cujos
serviços e competência eram reconhecidos em todo o mundo. Acresce que empresas
portugueses de projectistas e de construção eram consideradas internacionalmente
e trabalhavam com regularidade nalgumas das maiores obras públicas do planeta.
Por fim, havia um sentido de serviço público nos organismos de Estado que fazia
com que fosse impensável realizar obras de forma descuidada. Este quadro geral
degradou-se enormemente nos últimos anos. Os organismos do Estado viram os
seus quadros envelhecer e confrontaram-se com a dificuldade de contratar técnicos
novos e competentes por não lhes oferecerem condições atractivas. No sector das
estradas, o desmantelamento da JAE agravou a situação, pois facilitou a saida de
muitos quadros históricos. Quanto ao LNEC, o instituto é hoje uma sombra do que
foi no passado."
"É por isso que não foi apenas a passagem superior do IC19 a cair no domingo: com
ela caiu tambem a confiança dos portugueses na qualidade das obras públicas."

(Citado por José Manuel Fernandes, director do Público, no seu editorial de hoje).

APOSTILHA

De 1 a 7 de Setembro, morreram 29 pessoas nas estradas portuguesas, em 1692
acidentes rodoviários, que provocaram 64 feridos graves e 674 feridos ligeiros,
segundo dados da Brigada de Trânsito de GNR.
No decurso da fiscalização rodoviária foram detectados 580 condutores com uma
taxa de álcool positiva, 191 dos quais foram detidos por revelarem um valor igual
ou superior a 1,20 gramas por litro de sangue (citado pelo Público, edição de hoje).

[O Estado lamenta as mortes na estrada, mas os cidadãos não desistem: preferem
viver com o seu fígado em "vinha-d'alhos" e o cérebro toldado pelo vapor do álcool]






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